Dicas para um regresso às aulas cheio de motivação

Dicas para um regresso às aulas cheio de motivação

O regresso às aulas pode ser um dos momentos de maior stress de todo o ano para pais e alunos. Uma pesquisa revelou que, um em cada três, descreve esta etapa como sendo pior do que mudar de casa.

Por outro lado, muitas crianças encaram o regresso às aulas com alegria e antecipação: sentem saudades dos colegas e dos professores, e estão curiosos em relação às novas aprendizagens a realizar no ano letivo que se aproxima.

Para tornar o regresso às aulas mais agradável para todos os envolvidos no processo e fazer deste um momento de motivação para atingir os objetivos do próximo ano escolar, temos algumas dicas para si.

  1. Faça um balanço

Antes de começar sequer a pensar no novo ano letivo, faça com o seu filho um balanço do ano que passou – que resultados esperava ter, que resultados obteve, quais as relações mais positivas que construiu, quais os professores com que se sentiu mais motivado, que temas das disciplinas teve vontade de aprofundar fora da escola.

  1. Ajuste-se à idade e capacidade cognitiva do seu filho

Ao fazer este balanço, ajuste-se à idade da criança. Um adolescente tem uma grande capacidade de abstração, reflexão e auto-análise, que uma criança de 8 anos certamente ainda não desenvolveu. O balanço de que falamos pode em muitos casos ser feito através de um desenho, de uma encenação ou do contar de uma história.

  1. Conversem sobre o novo ano letivo

Balanço feito, fale com o seu filho sobre o ano letivo que se avizinha: quem são os professores, quais são as matérias, que novos colegas existem na turma? Pergunte ao seu filho quais as suas expectativas e receios.

  1. Envolva o sue filho na compra dos manuais escolares

Alguma vez pôs o seu filho a calcular as despesas que a sua família tem com os livros? Este pode ser mais do que um exercício matemático para avivar a memória em relação a esta disciplina – pode ser uma forma de consciencializar o seu filho de que a família investe na sua educação, de que há outras crianças que não têm facilidade em adquirir livros novos e de que há inclusive formas mais baratas e gratuitas de obter os livros escolares.

  1. Reciclagem e aproveitamento de material escolar

Explique ao seu filho que a sustentabilidade é o futuro e que passa pela utilização responsável do material escolar e de todos os consumíveis associados – reaproveitem cadernos, lápis, canetas e outros materiais e ou doem os que já não forem necessários.

  1. Faço um horário semanal com o seu filho

Ao preparar o regresso às aulas com o seu filho, é essencial incutir hábitos de gestão do tempo. Torne visível a distribuição de tarefas ao longo da semana criando um horário grande para afixar na parede. Este horário deve contemplar não apenas o estudo, mas também os momentos de lazer e as atividades extra-curriculares.

  1. Organize um lanche de despedida das férias

Torne esta ideia uma rotina pela qual os seus filhos anseiam todos os anos – convide os melhores amigos e despeça-se das férias em grande!

  1. Roupa nova ajuda

Não subestime o efeito positivo de uma roupa nova na autoconfiança do seu filho, sobretudo se ele já estiver na adolescência! A partir dos 11/12 anos a integração no grupo de pares torna-se essencial ao sucesso escolar e, ainda que lhe pareça superficial, para o seu filho será da maior importância sentir-se bonito e bem preparado para causar impacto quando regressar à escola.

  1. Comece devagar

Na primeira semana, não seja tão rígido quanto aos horários de sono, que ainda podem estar balizados pela rotina de férias.

  1. Estabeleça objetivos

Junto com o seu filho, pense nos objetivos a atingir. Não apenas no que toca às notas, mas ao seu crescimento como pessoa.

Adaptado de Ekonomista

No Comments

Post A Comment

15 − one =