A SAÚDE MENTAL NA CRIANÇA

A SAÚDE MENTAL NA CRIANÇA

A saúde mental na criança

A saúde mental na criança

Devido à pandemia, o número de transtornos de conduta alimentar, ansiedade e depressão aumentaram entre os mais jovens. A saúde mental das crianças tornou-se  mais vulnerável. Neste artigo, vamos explicar quais são os principais transtornos na saúde mental das crianças e formas de promover uma melhor saúde, para melhorar as suas qualidades de vida.

 

Principais transtornos da saúde mental nas crianças

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os transtornos de saúde mental incluem principalmente ansiedade, depressão, frustração, enjoo ou reações excessivas de irritabilidade. Os transtornos mais comuns diagnosticados na infância são as  Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a ansiedade e os transtornos de conduta.

Os primeiros sintomas que permitem reconhecer se uma criança pode ter um transtorno, começam nos primeiros anos da infância, mas em alguns casos podem surgir na adolescência. O diagnóstico realiza-se nos primeiros anos escolares, contudo não é possivel diagnosticar  todas as crianças que sofrem de transtorno.

Os sintomas dos transtornos mentais mudam ao longo do tempo, à medida que a criança cresce, e provocam dificuldades na maneira como brinca, aprende, fala, e como lida com as suas emoções.

 

Como promover a saúde mental das crianças

Como se evidencia, os transtornos afetam a forma de brincar, aprender e relacionar-se, sendo a PHDA, a ansiedade e os transtornos de conduta mais comuns. Pelo que recomendamos uma serie de exercícios/atividades que podem ajudar a promover uma saúde mental saudável. As atividades são as seguintes:

Prática de exercício físico

A pratica de exercício físico ajuda o corpo e a mente. Graças a atividade física, as crianças tornam-se mais saudáveis, melhoram o sistema imunitário, previne doenças e melhora o estado de animo. A atividade física continuada ajuda a melhorar o bem-estar e o correto funcionamento do corpo, tanto a nível físico como mental. Além disso, praticar desportos em equipa melhora a autoestima pessoal, inclusive ajuda a estabelecer um horário e uma disciplina.

Motivação

A motivação surge quando se alcança um objetivo, esforçar-se e tentar alcançá-lo melhora a motivação da criança. Um “ bom trabalho” ou uma pequena recompensa mostra-lhes que o esforço vale a pena, tornando-os capazes a enfrentar novos desafios.

Horários e Rotinas

Os horários e rotinas definidos ajudam a reduzir o nível de stress e ansiedade. Ajuda-os a planificar os momentos de estudo e os momentos de lazer. Recomenda-se vivamente que as crianças tenham uma rotina semanal, ter um plano mental das atividades permite reduzir os níveis de stress e ansiedade.

Entretimento e sociabilidade

Uma vez que a rotina se encontra definida, as crianças tem momentos de estudo, de lazer e ócio já definidos. Sociabilizar com amigos e as diferentes formas de entretimento atuais são muito positivas para a saúde mental, permitindo a estabilidade por fazer parte de um grupo tanto em momentos de lazer como em ócio.

Não tens tempo na tua rotina para estar certos momentos com eles?

Às vezes devido ao trabalho, os nossos horários não nos permitem estar com as crianças. Procuramos apoio em familiares próximos ou de amigos que nos possam ajudar. A Interdomicilio oferece serviços de cuidados assistenciais a crianças para ajudar nos momentos em que não pode estar presente. Se deseja saber mais sobre os nossos serviços babysitter ao domicílio pode ligar para o 217571560 ou preencher o seguinte formulário de contacto, para solicitar mais informações.

No Comments

Post A Comment

five + 15 =