Como escolher atividades extracurriculares para os seus filhos?

Como escolher atividades extracurriculares para os seus filhos?

explicacoesAs actividades extracurriculares para as crianças têm duas vantagens distintas, uma vez que complementam a sua formação e o aprofundamento de aspectos que não são possíveis de fazer na escola.

Permite também aprender a lidar noutros ambientes, melhorar a concepção e gestão de tempo e levantar outros interesses, expandindo os seus horizontes culturais.

Cerca de 50% dos alunos entre os 6 e os 18 anos têm actividades extra-escolares. Apesar disso, a importância e a intensidade das actividades extracurricular tem sido debatida nos últimos anos entre pais e especialistas. Todos os efeitos positivos podem desaparecer ou mesmo tornar-se negativos se sobrecarregar a agenda das crianças ou não lhes deixar tempo para brincar.

Como saber se está a escolher a frequência e a actividade apropriada?

Às perguntas mais frequentes, os especialistas respondem:

Qual é a melhor atividade extracurricular? Não há “melhor”. A chave do sucesso é que a atividade esteja relacionada com o talento pessoal e permita explorar as suas capacidades. Neste sentido, a motivação da criança é essencial, uma vez que não deve sentir que é algo “obrigatório” ou uma extensão da escola.

Quem deve escolher a atividade? A opinião da criança é necessário, embora também seja aconselhável ouvir os professores, e, claro, precisamos cumprir horários de cada uma das atividades para que os pais ou cuidadores os possam acompanhar nas entradas e saídas das actividades.

Quantas horas são recomendados? Recomenda-se que, entre todas as atividades selecionadas, não sejam ocupados mais de 2-3 dias por semana. É fundamental as crianças terem tempo livre para brincarem.

Até que idade pode começar? Depende do tipo de atividade, embora geralmente se iniciem no ensino primário.

Tipos de actividades
Desportivas
Exemplos: Se você não quer deixar de lado as tradicionais, como futebol, basquetebol, ou ginástica, você pode optar por opções variadas, tais como karaté, andebol, escalada, natação, voleibol, ténis, ténis de mesa, Tai Chi, dança, ioga, xadrez, esgrima ou muitas outras.

Benefícios: Desenvolvem a coordenação, atenção e concentração, trabalham a tolerância à frustração e incutem um estilo de vida saudável

Atividades artísticas
Exemplos: desenho, música, canto, poesia, fotografia, audiovisual … Nos últimos anos, o teatro está a ganhar popularidade entre pais e filhos, sendo uma atividade que valoriza o trabalho de desenvolvimento pessoal como a capacidade de empatia. É aconselhável para crianças mais introvertidas.

Benefícios: Desenvolve a criatividade, melhora a motricidade fina, estimula a sensibilidade e bom gosto e aumenta a expressão de sentimentos.

Idade: Enquanto desenho e música pode ser iniciado com 4-6 anos, o teatro é mais aconselhável aos 8.

Académicas
Exemplos: Embora o mais comum sejam as línguas, existem outras alternativas relacionadas com a ciência.

Benefícios: alarga os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Devemos lembrar que as crianças aprendem línguas muito mais rápido. Portanto, a infância é um momento ideal para começar com eles. Essas atividades são essenciais para apoiar as crianças com dificuldades de aprendizagem.

Idade: por exemplo, as línguas, a partir de atividades de 3-4 anos.

No Comments

Post A Comment

sixteen − seven =