Apontamentos eficazes para cada área de estudo

Apontamentos eficazes para cada área de estudo

Ler e tirar apontamentos de forma objectiva é fundamental para um estudo eficiente. Deixamos-lhe algumas dicas sobre como organizar os apontamentos em determinadas disciplinas, para poder ler e resumir da forma mais clara e produtiva possível.

A reta final do ano letivo está a chegar e todos querem acabar o ano com as melhores notas.

História: em termos gerais, este tipo de matéria requer que perceba o que aconteceu, quando e porquê. A melhor forma de tirar apontamentos para história é criar uma linha cronológica do que aconteceu, porque é que isso aconteceu, quais eram os objectivos, quem esteve envolvido, o que motivou o próximo acontecimento e assim sucessivamente.
Literatura: a leitura e compreensão de uma obra literária está dividida em duas partes – a história em si (quem/o quê/quando/como) e os temas que o autor escolheu explorar. O primeiro conjunto de apontamentos deve estar reservado à história em si (um pequeno resumo do enredo), às personagens (quem são e o que querem), o espaço físico e temporal da história e até alguma informação acerca do próprio autor. O segundo conjunto de apontamentos deve conter dados relativos às temáticas e técnicas de escrita – é uma história de amor ou de guerra? É uma narrativa ou um flashback? O autor focalizou a família ou a sociedade? Pensar e anotar estas coisas à medida que vai lendo vai ajuda-lo mais tarde quando tiver de escrever um resumo sobre o livro ou responder a perguntas num teste.
Filosofia: neste tipo de matéria, precisa de se concentrar no raciocínio do autor, quais os seus principais argumentos, como é que esses argumentos estão estruturados e se o autor respondeu adequadamente a todas as questões colocadas por ele próprio ou se existem mais que possam ser exploradas.
Matemática: o foco aqui deve ir para vocabulário e fórmulas-chave. Deve ainda anotar exemplos de cada área a estudar, onde utiliza setas para “desconstruir” e explicar cada passo do processo. Este tipo de apontamento ajuda a estudar e a concluir exercícios semelhantes.
Ciência: informação base, termos e conceitos chave, as propriedades dos elementos a estudar devem constar nos apontamentos. Para além disso, se a matéria incluir um ciclo de vida, por exemplo, será útil delinear um esquema cronológico para ilustrar cada uma das fases. No que toca à ciência, os diagramas são muito eficazes enquanto ferramentas de estudo porque ajudam a visualizar a matéria.
Fonte: serestudante.com

No Comments

Post A Comment

9 + ten =