Quatro dicas para o regresso às aulas

Quatro dicas para o regresso às aulas

Setembro marca o regresso às aulas e, para que o novo ano letivo corra da melhor maneira para todos, pais, filhos e professores, há regras que devem ser estabelecidas desde o início. Deixamos apenas quatro, agora que o ano letivo está mesmo a começar. Ao longo do ano, voltaremos a este tema com mais dicas para pais e filhos.

Retomar os horários

Com o período das férias escolares, o relógio biológico fica desajustado. É normal que os mais jovens possam ficar acordados até mais tarde, e que os horários das refeições sofram alguma alteração, mas agora torna-se fundamental retomar a rotina familiar em “modo escola”. Quanto mais cedo recomeçar, mais fácil será o regresso às aulas.

Manter-se offline após determinada hora

Nos dias que correm torna-se fundamental estabelecer um horário para desligar os dispositivos eletrónicos. Ao fazê-lo vai garantir uma mente mais descansada para o dia seguinte, e uma melhor qualidade do sono. O ideal será desligar os dispositivos cerca de duas horas antes de se ir deitar. Uma sugestão, poderá ser criar uma caixa em determinado local onde todos os elementos da família possam deixá-los após um determinado horário. Sabemos, no entanto, que nem sempre é possível para os pais cumprirem com esta regra, pelas suas responsabilidades profissionais.

Voltar ao ritmo dos estudos

Podemos demorar até duas semanas a criar um novamente a habituação ao ritmo das aulas. Como tal, aproveite o período de regresso às aulas para recuperar notas do ano anterior. Uma semana antes das aulas começarem, será boa ideia organizar os materiais, o estojo e a mochila, rever as principais notas e planear as metas para o novo ano letivo que se avizinha.

Manter uma rotina constante de estudo

Muitos alunos estudam com muito pouca antecedência dos testes e por isso nem sempre conseguem recuperar as notas mais baixas atempadamente. Manter uma rotina de estudo durante todo o ano letivo é a melhor estratégia para ter um melhor aproveitamento e desfrutar das férias seguintes o máximo de tempo possível.

Fonte: Universia

No Comments

Post A Comment

16 + six =