Promover a autonomia dos idosos

Promover a autonomia dos idosos

Promover a autonomia dos idosos é um dos desafios que nossa sociedade enfrenta hoje. Para muitos, o panorama atual do envelhecimento assusta sobre as mudanças que isso trará e que, como toda mudança, pode não ser fácil e trazer grande esforço de adaptação.
Apesar de suas contradições e suas desvantagens, a mudança que enfrentamos não é mais do que um conjunto de variáveis sociais que, nas próximas décadas, terá diferentes impactos. Temos de lutar contra isso, de forma a que seja digno e benéfico para todos.

A nossa arma? Nada mais do que uma aposta na independência e valorização dos idosos, aqueles que estão nos estratos “altos” da nossa sociedade em termos de idade.

A autonomia das pessoas idosas é parte de uma aposta, não só física mas também psicológica, que deve promover o bem-estar interior, a valorização da pessoa e o enriquecimento inter-geracional que pode resultar em benefícios sociais. Agora, o fato de ser “reformado” não é sinônimo de não ser útil ou ser incapaz de acrescentar valor. Do ponto de vista social, este pensamento é um beco sem saída para pessoas idosas, que levam à exclusão pelo simples fato de ter chegado a uma certa idade.

Para promover a autonomia dos idosos é essencial valorizar a ideia de que as pessoas mais velhas têm um papel vital e indispensável na sociedade. Claro que o seu papel está longe do paradigma da produtividade e eficiência, algo a que estamos acostumados, mas não é um papel de menor importância na comunidade. É fundamental a integração das pessoas idosas.
Para atingir a autonomia dos nossos antepassados a nível individual, é essencial promover o interesse nas suas ideias e contribuições para a sociedade. Fazê-los entender as mudanças e promover a sua integração na medida do possível com as novas tecnologias, para que eles não se sintam discriminados ou “inúteis”.
É muito importante que as pessoas idosas vivam de forma dinâmica e que a passagem do tempo seja vista como algo natural que enfrentam de forma positiva.

O apoio das famílias é essencial. Mas a autonomia das pessoas idosas pode ser também promovida pela Interdomicilio. Temos uma vasta gama de serviços como limpeza, acompanhamento e cuidados domiciliários a pessoas idosas, entre outras que proporcionam às pessoas idosas um quotidiano mais confortável, simples e feliz.

No Comments

Post A Comment

eighteen + twelve =