Dicas para evitar quedas de idosos

Dicas para evitar quedas de idosos

Com a fragilidade que o corpo vai adquirindo com o passar dos anos, é importante saber como evitar quedas em idosos. As quedas em idades mais avançadas são muito comuns e representam um grave problema de saúde.

Independentemente de sexo, grupos étnicos ou raças, é sabido que a tendência de quedas em idosos é para que aumentem consoante a idade vai avançando.

A queda pode significar várias coisas, entre as quais o diminuição progressiva das funções fisiológicas como a visão, a audição e a locomoção. Noutros casos, pode ser resultante de alguma patologia de que o idoso sofra ou mesmo de algum medicamento que lhe tenha sido prescrito.

O sedentarismo, as alterações de postura e do equilíbrio e locomoção são outros fatores intrínsecos que favorecem o aumento do risco de quedas.

Para além disso, há fatores extrínsecos e que podem ser controlados. Falamos de fatores relacionados com o espaço onde o idoso vive e os espaços que o mesmo frequenta, como espaços e transportes públicos, por exemplo.

Para que saiba como evitar quedas em idosos, preparamos uma lista de dicas que deve seguir por forma a tornar a sua casa mais segura.

  1. EM TODA A CASA
  • Tapetes: deve evitar a utilização de tapetes de tecido para que os idosos não escorreguem neles; opte por tapetes antiderrapantes ou, então, aplique uma base antiderrapante nos seus;
  • Iluminação: é importante que a iluminação em toda a casa seja excelente, para que idosos com dificuldades de visão consigam distinguir bem cada espaço e todos os elementos que deles fazem parte;
  • Fios e extensões: sejam fios de telefone, extensões elétricas ou mesmo o cabo de alimentação de um computador, devem estar sempre encostados a uma parede, para que o caminho esteja livre e evitar que tropecem neles;
  • Escadas e degraus: evite deixar objetos nas escadas ou junto a um degrau; para além disso deve iluminar muito bem estes espaços e colocar corrimões de apoio; se tiver tapetes nas escadas, lembre-se que têm de ser antiderrapantes.
  1. CASA DE BANHO
  • Sanita: a sanita deve ser alta e ter barras de apoio, para que seja mais confortável e mais segura;
  • Chuveiro: no chuveiro deve optar pelos cortinados em detrimento dos vidros; para além disso deve também colocar tapete antiderrapante no chão e barras de apoio na parede.
  1. QUARTO
  • Cama: as camas devem ser altas para que facilmente os idosos consigam sentar e levantar-se e o colchão deve ser firme. Se a cama que tem não der para regular em altura, pode sempre optar por acrescentar mais um colchão;
  • Iluminação: é importante que a pessoa tenha sempre um candeeiro na mesa de cabeceira, ou mesmo uma luz de presença.
  1. SALA
  • Sofás: os sofás ou cadeirões devem ser suficientemente altos e devem ter braços de apoio; para além disso, se forem muito fofos aumentam a dificuldade no momento da pessoa se levantar.
  1. COZINHA
  • Armários: deve manter as louças e produtos que mais são necessários numa parte acessível, nem demasiado alta, nem demasiado baixa; para além disso, os armários devem estar fixos na parede.

Fonte: Vida Ativa

No Comments

Post A Comment

four × one =