Covid-19: desconfinamento e cuidados a ter com idosos

Covid-19: desconfinamento e cuidados a ter com idosos

O chamado desconfinamento já está em marcha, mas, todos os cuidados são poucos neste momento de incerteza, sobretudo no que diz respeito a idosos. Todas as pessoas que cuidam dos seniores da família têm de ter cuidados redobrados e as preocupações são muitas. Para os que têm os familiares em lares, poderão também ter algumas dúvidas de como proceder neste momento.

Assim, deixamos algumas perguntas com respostas muito diretas e claras, que o vão ajudar.

Devemos ir visitar pais, avós ou outros familiares?

Para uma médica ouvida pelo jornal Público, a resposta a esta questão está intimamente relacionada com a forma como cada um se desloca até casa dos familiares. Depende também se os pais, avós, ou outros familiares têm ou não factores de risco associados ou se estão incluídos na faixa etária da população que mais deve ser protegida. “Diria que, de uma forma generalizada, podemos fazer visitas. O objectivo não é continuar a confinar”, avança a especialista, explicando ainda que, se forem utilizados os transportes públicos para estas visitas, os cuidados, só por si, já terão de ser redobrados.

Covid-19: quais os cuidados a ter quando sair de casa?

A chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS reforça, no entanto, que devem ser tomadas as devidas precauções para fazer este tipo de visitas, da lavagem correta das mãos ao reforço da etiqueta respiratória. Além disso, sublinha, convém não ir a casa de familiares depois de frequentar um espaço público. “Vamos ter de praticar com mais convicção, e durante esta época, o tipo de cautelas que já iniciámos”, conclui.

Podemos ir visitar familiares a lares de idosos?

As visitas aos lares de idosos e instituições similares continuam a ser proibidas, até porque ainda não foram emitidas as orientações para a retoma destas atividades, algo que Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, disse estar para breve.

“Ainda existe essa necessidade de uma proteção das populações mais velhas, principalmente dos idosos que estão institucionalizados, até porque ainda não foi feito um levantamento dessa restrição”, explica Rita Sá Machado, avançando que a proibição de visitas a lares de idosos foi uma das primeiras medidas a serem tomadas no início da pandemia.

No Comments

Post A Comment

3 × five =