COMO DESCONGELAR O CONGELADOR DO FRIGORÍFICO

Como descongelar o congelador do frigorífico?

COMO DESCONGELAR O CONGELADOR DO FRIGORÍFICO

O congelador faz parte de um dos equipamentos absolutamente essenciais na atualidade. Como tudo, requer manutenção, neste caso um pouco especial devido às condições que mantém no interior. Vamos ver por que é tão importante remover o gelo do congelador e como fazê-lo.

Porque é gerado gelo no congelador?

O gelo no congelador é formado devido à humidade do ambiente, ou seja, quando abrimos a porta do aparelho, a humidade do ar entra em contacto com as paredes interiores do aparelho, condensando-se e transformando-se em gelo.

Assim, a geração de gelo no congelador é algo que dificilmente podemos evitar a longo prazo, embora possamos prolongar o processo se tentarmos não abrir o dispositivo continuamente e se também monitorarmos que a borracha da porta permite fechar o dispositivo de forma hermética.

Porque é necessário descongelar o congelador?

Como dissemos, é normal que se formem placas de gelo no congelador e cubram as paredes interiores. Este processo cria um efeito isolante que impede a transmissão do frio produzido pelo dispositivo, reduzindo o capacidade de criar condições ideais à correta manutenção e conservação de alimentos no seu interior.  Estima-se que, devido às camadas de gelo, a temperatura de um congelador pode diminuir até 5ºC.

A propósito, você tem de saber que para evitar a decomposição total dos alimentos, estes devem estar sob a temperatura de -30ºC.  Os congeladores são projetados para manter -18ºC, uma temperatura que retarda sua decomposição, mas não acaba impedindo-a. Portanto, não podemos armazenar alimentos indefinidamente no congelador.

Outro efeito da criação de placas de gelo é o abrandamento do funcionamento do congelador, o que resulta num maior consumo de eletricidade e na consequente redução da sua vida útil.

E se eu tiver um dispositivo de descongelamento automático?

Muitos congeladores modernos “não precisam de descongelamento”, uma vez que têm um processo de descongelamento automático. Mas cuidado! Estes dispositivos consomem 35% mais energia do que os modelos de gelo manual. Além disso, este ciclo acaba por absorver a humidade dos alimentos e pode prejudicar a sua qualidade, pelo que, no final, também é aconselhável descongelá-los quando a formação de gelo atingir 5 mm de espessura.

Com que frequência devo descongelar o congelador?

Em geral, é aconselhável descongelar o congelador pelo menos uma vez por ano. Mesmo assim, devemos verificar periodicamente se não existem placas de gelo excessivas – geralmente causadas por alguma filtragem excessiva de ar.

 

Descongele o congelador em 6 passos

E aqui finalmente, como se livrar do gelo do frigorífico, em 6 passos:

  1. Desligue o aparelho e proceda à remoção de todos os alimentos. Deixe-os num recipientes com gelo e num local fresco. É aconselhável que faça o processo no inverno, quando a temperatura é mais baixa. Retire as bandejas ou baldes e, quando terminar, deixe a porta aberta.
  2. Uma vez vazio, existem diferentes truques para fazer o gelo desaparecer. Pode deixá-lo derreter naturalmente, pode adicionar tigelas ou caçarolas com água quente para acelerar o processo ou você também pode usar um secador de cabelo. Se optar por este último terá de tomar precauções extremas, evitar aproximar demasiado o secador das paredes, certificar-se de que não toca em zonas molhadas ou com água e manter o cabo longe de água ou gelo. Escolha o método que escolher, não se esqueça de colocar jornais, papel absorvente ou toalhas ao pé do frigorífico para evitar poças excessivas.
  3. Quando o gelo estiver mais frágil, use um pano quente para esfregar a superfície ou uma espátula. Evite o uso de elementos afiados ou pontiagudos, que podem danificar o equipamento, causando fugas de gás. À medida que o gele derrete, limpe a água com papel absorvente.
  4. Uma vez removido o gelo e a água, limpe as paredes do congelador com uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Seque com um pano limpo. Para prateleiras ou gavetas, pode usar uma mistura de sabão e água morna. Seque-os também antes de voltar a introduzi-los novamente para evitar novas formações de gelo.
  5. Uma vez que o interior está limpo e seco, ligue a tomada e feche a porta do congelador. Aguarde cerca de 15 minutos para reintroduzir os alimentos.

Dicas sobre como usar o congelador

– É aconselhável armazenar os alimentos em recipientes hermeticamente fechados ou em sacos adequados para congelação com um bom fecho.  Essas medidas ajudarão na melhor conservação dos alimentos, evitando a contaminação entre eles. Além disso, permitem armazená-los ordenadamente. Uma ideia útil é colocar um rótulo nos recipientes ou sacos, para depois lembrar o que eles contêm. Assim, pode verificar o que tem e encontrar rapidamente o que procura.

– Para evitar a decomposição total dos alimentos, estes devem estar a -30ºC. Os congeladores são concebidos para manter -18ºC, uma temperatura que retarda a sua decomposição, mas não acaba por impedi-la. Portanto, não podemos armazenar alimentos indefinidamente no congelador.

– Devemos lembrar que a água aumenta de tamanho quando congela, por isso, quando utilizarmos embalagens à vácuo, devemos sempre deixar um espaço adicional para que isso aconteça. É por isso que quando congelamos pratos que têm muito líquido nos lembraremos de não encher muito as embalagens.

– Nunca coloque alimentos quentes. Você fará com que o equipamento trabalhe mais, gastando mais energia e fazendo com que os alimentos demorem mais para congelar do que o necessário, o que pode formar camadas de gelo e fazer com que mais bactérias surjam.

– Outro truque muito prático é congelar em pequenos recipientes a parte restante de certos alimentos como cebola, beringela e pimento, quando preparamos algum molho e não os usamos completamente. Assim, podemos aproveitá-los para a próxima vez.

O que podemos congelar?

Alimentos como sopas, ensopados e cremes congelam muito bem, mas tente evitar pratos que contenham porções bastante grandes de batatas. Outros pratos que perdem algum caráter são os feitos com massas cozidas, já que quando descongelados, perdem parte da textura.

– No caso específico da carne picada, é aconselhável congelá-la cozida. Por exemplo, no caso de preparar almôndegas, em vez de congelá-las cruas, o ideal é congelá-las já cozidas. Quanto ao pão, é preferível congelá-lo em fatias individualmente.

– Gostamos sempre de ter alguma comida preparada para aqueles dias em que estamos mais cansados ou o frigorífico está vazio. Podemos aproveitar e preparar quantidades a mais quando cozinhamos. Desta forma, podemos congelar refeições prontas para utilizar mais tarde.

Precisa de ajuda com tarefas de limpeza?

Na Interdomicilio podemos ajudar com as tarefas de limpeza, tanto pontuais como continuadas. Para conhecer os nossos serviços, pode contactar-nos sem compromisso através do telefone gratuito 217571560 ou preencher o nosso formulário de contacto.

No Comments

Post A Comment

ten + 14 =