COMO ADAPTAR A CASA PARA PESSOAS IDOSAS?

Como adaptar a casa para pessoas idosas?

COMO ADAPTAR A CASA PARA PESSOAS IDOSAS?

Com a idade, a mobilidade, agilidade e autonomia diminuem, por esta razão é comum necessitar de algumas alterações e apoio domiciliário, no dia a dia.

Quando estes idosos requerem de apoio mas continuam a viver nas suas próprias casas podem necessitar da presença de profissionais de forma interna ou externa no seu domicílio e de instalar certos apoios e ajudas técnicas que contribuam para a sua segurança e comodidade.

Como adaptar a casa para aumentar a comodidade da pessoa idosa?

Um elemento essencial que parece básico mas que muitas vezes se esquece, é eliminar todos os obstáculos que possam dificultar a sua mobilidade na casa e possam originar quedas. Por exemplo: tapetes, vasos, mesas baixas, etc…

Outro elemento de grande importância é a iluminação que deve existir em todas as divisões da casa, principalmente onde o utente passa a maior parte do dia. Com uma boa iluminação o ambiente fica mais quente e acolhedor e garantimos que o idosos tem uma visão melhor.

Caso a pessoa utilize andarilho ou cadeira de rodas pode ser necessário modificar a amplitude das portas, melhorar a acessibilidade ao domicilio e no seu interior. Em algumas ocasiões é útil retirar totalmente as portas e tornar acessos mais facilitados e livres de obstáculos.

Outro aspeto a ter em conta é a organização dos utensílios de cozinha e casa de banho. Devemos assegurar que os idosos conseguem  aceder a tudo o que necessitam de forma cómoda e segura.

Por último, devemos garantir que têm acesso permanente  a um telefone móvel.

Como pode a Interdomicilio ajudar nesta adaptação?

Como profissionais, com vasta experiencia na área do apoio domiciliário, dispomos das melhores soluções em cuidados assistenciais ao idoso. De acordo com as necessidades específicas apresentadas pelo utente  pode ser ajustado um plano de acompanhamento profissional para alguns dias por semana, ou algumas horas todos os dias da semana. Para isso dispomos de profissionais experientes, devidamente selecionados e habilitados que podem acompanhar e ajudar nalgumas tarefas ou em períodos pontuais.

Caso seja necessário um apoio mais continuado pode optar pelo serviço em regime interno. Nesta tipologia de serviço temos profissionais que que partilham a convivência do domicilio com o utente e se encarregam de acompanhá-lo, atende-lo e realizar todas as tarefas necessárias ao seu bem-estar quotidiano.

Se procura apoio profissional para a melhor atenção e cuidados a um familiar de idade, contacte-nos sem compromisso e solicite informações mais detalhada acerca de todos os nossos serviços.

No Comments

Post A Comment

20 − two =