Como a postura corporal influencia a nossa vida…

Como a postura corporal influencia a nossa vida…

postura corporal

Os nossos gestos, movimentos e a nossa postura de forma geral, fazem parte da nossa comunicação não verbal, através da qual transmitimos uma parte da nossa personalidade ao mundo que nos rodeia.

Vários estudos revelam uma elevada correlação entre a personalidade e a postura corporal. Por exemplo, uma pessoa extrovertida, normalmente encontra-se com a cabeça, e a coluna alinhadas, olhando os outros de frente, enquanto que uma pessoa mais introvertida, tende a encurvar as costas e a baixar a cabeça. É muito interessante a forma como manifestamos as nossas emoções e até a nossa personalidade através da nossa postura corporal.

Como pode a postura corporal afetar a nossa vida?

A maioria de nós não tem consciência da postura corporal que adota no seu dia-a-dia. Muitas vezes sem darmos conta e sem querer sobrecarregamos certas zonas do nosso corpo ao adotarmos uma postura que não é adequada de forma continuada, podendo ter consequências bastante prejudiciais na nossa saúde. Podemos mesmo afirmar que uma postura incorreta provoca um prejuízo sério para a saúde.

Os nossos maus hábitos corporais dependem, do nosso estilo de vida e do nosso ritmo diário. Por exemplo uma pessoa que passa várias horas em frente a um computador, esquece-se muitas vezes que as suas costas não se devem curvar e que os seus joelhos devem estar paralelos aos seus ombros sem que as pernas estejam cruzadas. A pressão adicional sobre a mesa de trabalho também não é benéfica, pois pode acumular-se nos ombros, provocando um mal-estar geral com dores agudas nas costas.

 Como pode a postura corporal afetar a nossa vida para além do âmbito fisiológico?

 Conforme mencionado anteriormente, a postura corporal está estritamente relacionada com a nossa maneira de ser, de modo que, uma boa postura pode influenciar positivamente os nossos pensamentos e emoções, melhorando a nossa saúde mental. Pelo contrário, uma postura corporal desadequada pode potenciar aspetos negativos da nossa personalidade.

Uma postura corporal adequada permite alinhar a boa forma física com um bom estado de saúde mental. Atuando em sintonia e potenciando a confiança em nós próprios, reforçamos também a nossa autoestima.

Como adotar a postura corporal correta?

Termos consciência da postura corporal adequada a cada momento pode ajudar-nos a perceber as mensagens que o nosso corpo nos envia, melhorando o nosso estado de saúde tanto a nível fisiológico como mental. Ao detetar e corrigir estes posicionamentos de forma constante podemos converter esta análise num hábito de correção de posturas inadequadas.

Breves conselhos para possuir uma postura corporal mais adequada:

– Quando estamos sentados devemos manter a coluna direita e não devemos cruzar as pernas;

– Quando caminhamos devemos manter o corpo direito, mas de forma relaxada;

– A posição dos ombros deve ser junto às costas, unindo os nossos flancos. Devemos tentar manter costas e ombros alinhados, para que as costas estejam bem posicionadas e relaxadas. Descair os ombros suavemente é a forma e consequentemente a posição ideal;

– Quando trabalhamos, é necessário que se adotem também estes hábitos, evitando sobrecarregar certas zonas corporais com o stress diário. Deve-se procurar descontrair os músculos;

– A respiração também é importante, visto que pode ajudar-nos a reduzir tensões. A respiração muda em função da postura corporal que adotamos, tornando-se também aconselhável realizar exercícios de respiração que nos podem ajudar na tarefa de melhorar os hábitos e postura corporal

– É aconselhável realizar exercício físico de forma assídua. A prática de exercício físico ajuda-nos a combater o envelhecimento, e melhora a nossa atividade cognitiva. Atividades como a yoga funcionam também como medicina preventiva, ajudando-nos a manter o nosso corpo e a nossa mente em forma.

Na interdomicilio, encontra uma diversidade de profissionais especializados na área da fisioterapia, massagem, psicologia e treino pessoal que se deslocam ao seu domicilio ou local de trabalho e o vão ajudar a encontrar os melhores métodos e o registo ideal para a obtenção e plenitude do seu bem-estar fisco e psíquico.

Para mais informações sobre o nosso serviço consulte o Centro Interdomicilio mais perto de Si!

Interdomicilio: “Uma chamada, um mundo de serviços”

No Comments

Post A Comment

7 − 2 =