Benefícios do exercício físico para idosos

Benefícios do exercício físico para idosos

O exercício físico para idosos pode estar associado à prevenção de doenças crónicas, do foro cardiovascular, prevenção de quedas, autonomia para tarefas do dia-a-dia, sendo benéfico para a saúde mental, aumentando assim a qualidade de vida da pessoa idosa.
Em seguida, vamos enumerar alguns dos benefícios do exercício físico para idosos:

BENEFÍCIOS FÍSICOS

  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora a velocidade de andar;
  • Contribui para a manutenção ou aumento da densidade óssea;
  • Promove a autonomia para a realização de tarefas do quotidiano.

BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS:

  • Ajuda no controle da tensão arterial;
  • Ajuda no controle de diabetes;
  • Controle do colesterol, diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom);
  • Diminui o risco de demência senil vascular.

BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAIS:

  • Aumento da autoestima e do estado de humor;
  • Diminui o risco de depressão, de stress, de ansiedade;
  • Ajuda a controlar a dependência química e a diminuição de consumo de remédios;
  • Melhora a qualidade de sono;
  • Promove momentos recreativos e de socialização;
  • Controle do peso ou diminuição da gordura corporal.

Com a prática de exercícios físicos para idosos, estes vão sentir mais energia e confiança para realizar as suas atividades do dia-a-dia de forma autónoma. Desta forma, a própria autoestima também aumenta.

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