7 DESPORTOS RECOMENDADOS PARA IDOSOS

7 DESPORTOS RECOMENDADOS PARA IDOSOS

7 DESPORTOS RECOMENDADOS PARA IDOSOS

7 DESPORTOS RECOMENDADOS PARA IDOSOS

Fazer desporto é recomendável em qualquer idade e no caso dos idosos é um aspeto de grande importância. O desporto proporciona bem-estar pessoal, ajuda a manter a condição física e promove um estilo de vida ativo, reduzindo o stress, a solidão e a depressão.

O desporto está estritamente relacionado: com benefícios na densidade óssea; prevenção de doenças cardiovasculares, benefícios ao nível da saúde mental, melhoria na autoestima, funções intelectuais, relações sociais e hábitos de sono.

Além disso, aumenta a capacidade para a realização das tarefas diárias e melhora o apetite.

O recomendado para os idosos é realizar atividade física de baixa ou média intensidade cerca de 3 a 4 vezes por semana durante 20 a 30 minutos.

Desportos recomendados para os mais velhos:

Caminhar

Mais que um desporto, deve ser considerado um estilo de vida.

É recomendado caminhar cerca de 30 a 40 minutos durante 3 a 4 dias por semana. Caminhar ajuda a melhorar a densidade óssea e reduz problemas cardiovasculares. Recomenda-se sempre ir em par ou em grupo para melhorar as relações sociais.

Natação

Um dos desportos mais completos, e de baixo impacto para o  nosso corpo.

A natação é considerado um exercício muito completo pois trabalha praticamente todos os músculos do nosso corpo assim como a nossa resistência. Os benefícios de praticar este desporto são, entre outros, a queima de calorias, a melhoria do apetite, melhora a qualidade do sono e a redução da ansiedade.

Yoga

Ajuda a melhorar a força e a elasticidade do corpo, algo que vamos perdendo com a idade.

É um desporto que procura reduzir o stress e ajudar a relaxar. É bom para a mente e melhora a capacidade de concentração e memória. Aumenta a elasticidade e reforça a zona vertebral, ajuda a corrigir a postura e tonifica os músculos.

Ciclismo

Um desporto de baixo impacto para ossos e articulações. Consegue aumentar a capacidade cardiovascular.

O ciclismo ajuda a fortalecer os ossos e diminui o risco de fratura, fortalecendo ligamentos e tendões. É um dos exercícios que queima mais gordura e acelera o metabolismo.

 

Treino de força

Ideal para compensar a perda de massa muscular que sofremos com o passar de anos.

Os principais benefícios destes treinos são o desenvolvimento de massa muscular, aumento de força, aumento de densidade óssea, melhora o metabolismo e reduz problemas cardiovasculares.

Tudo isto supõe benefícios associados como: melhoria do estado de saúde geral, prevenção de lesões, melhora a mobilidade, melhoria da qualidade do sono e redução do stress.

Por tudo isto o treino de força tem um vasto reportório de benefícios para os idosos que devemos ter em conta na hora de nos questionarmos que exercício é mais adequado realizar.

Dança

Um dos mais recomendados. Tanto traz benefícios ao nível do sistema cardiovascular como ao nível do sistema cognitivo. Reduz o stress e traz alegria e bem estar à pessoa que a realiza.

 

Ténis

Este desporto melhora a capacidade aeróbica, e exercita o corpo de forma completa.

Recomenda-se a modalidade a dois como uma das mais aconselháveis para pessoas idosas, dado que o esforço físico é moderado e promove a actividade social além de exercitar o corpo.

Os benefícios de praticar ténis são a manutenção em bom estado da musculatura, aumento de agilidade, reflexos e equilíbrio. Além disso, trata-se de um exercício aeróbico que acelera o ritmo cardíaco melhorando a saúde do praticante.

 

Apoio a pessoas idosas

Se procura serviço de apoio domiciliário e cuidados assistenciais, a Interdomicilio pode ajudá-lo. Entre em contacto connosco telefonicamente para o 21 75715 60 ou através do nosso formulário de contacto.

No Comments

Post A Comment

1 × 2 =