Quatro passos para uma despensa arrumada

Quatro passos para uma despensa arrumada

Para a maior parte de nós, a despensa é, provavelmente, o espaço da casa que está mais desorganizado. Verdade?

No entanto, não é assim tão complicado conseguir organizar tudo e ter os produtos à mão. Basta seguir estas dicas simples, mas úteis, de organização da despensa.

A organização é tudo. Ter uma despensa organizada é meio caminho andado para não estragar comida, mas também para ter muito mais prazer em cozinhar. Senão, vejamos:

1 – Tirar tudo e limpar

O primeiro passo na organização de uma despensa passa essencialmente por retirar todos os produtos para fora e limpá-la de raiz.

Desta forma, vai poder ver logo o que possa estar mais próximo do fim da validade, ou se existem produtos que estão mais escondidos e que nem se lembrava que existiam – quem nunca?

Esta limpeza a fundo vai ajudar a iniciar a organização.

2 – Sempre que possível use recipientes transparentes

Uma forma simples de organizar os grãos, as bolachas ou mesmos as ervas aromáticas que tenha em grande quantidade, passa por colocar tudo separado em recipientes de vidro.

Deste modo, além de facilitar na identificação do produto, evita pacotes abertos que comprometem a qualidade dos alimentos – e o uso de vidro é bem mais ecológico, principalmente se conseguir fazer algumas destas compras a granel.

3 – Organize os alimentos por data

Este é daquelas dicas de organização que tem como principal intuito evitar que os produtos com uma validade maior não sejam consumidos em primeiro lugar.

Imagine que hoje vai ao supermercado e compra várias latas de atum que coloca na despensa. Contudo, nos últimos meses tem apanhado várias promoções e tem trazido mais latas de atum.

Se colocar as que tenham uma validade maior por baixo das que têm uma validade mais curta, garante que vai consumir primeiro aquelas cujo prazo de validade é mais próximo.

Esta dica é válida para todos os produtos não perecíveis e também é excelente para aplicar na prateleira dos iogurtes no frigorífico.

4 – Aproveita bem o espaço

Pois bem, por último, mas não menos importante, uma das melhores formas de organização da despensa passa efetivamente por aproveitar todos os cantinhos existentes.

Por exemplo, algo que muitas pessoas fazem de forma a ganhar espaço, é colocar 2 pregos na parede da despensa e pendurar a tábua de engomar e o ferro, garantindo que não ocupam espaço desnecessário no chão.

Outra alternativa, passa por instalar na despensa algumas caixas e arrumações individuais que ajudam não só na organização, como também na visibilidade de todos os produtos que tens em casa (evitando assim que faça compras em duplicado e que estrague comida por ter mais alimentos em casa do que aqueles que consegue consumir).

Interdomicilio com OhMaria

No Comments

Post A Comment

4 × four =