Limpeza natural e ecológica

Limpeza natural e ecológica

A limpeza adequada da casa é benéfica, não apenas esteticamente, mas também para a saúde. Os ácaros e o pó são responsáveis pela maioria das patologias que afectam o nosso organismo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 2,7% das doenças são causadas pelo ar dentro das casas.

Além disso os profissionais de saúde detetam outro risco para a nossa saúde: são os produtos químicos que usamos em nossa casa. Desde os perfumes aos cremes, até aos detergentes e produtos de limpeza, por contraditório que possa parecer.

Em geral, os produtos de limpeza não estão completamente assépticos, e podem ser prejudiciais para a nossa saúde se tivermos alergia a qualquer dos seus componentes. Pode causar erupções na pele, problemas nas vias respiratórias e corrimento nasal, espirros, problemas oculares como lacrimejamento, coceira, ou conjuntivite, entre outros. Em casos mais graves, o uso destes produtos químicos pode levar a dores de cabeça frequentes, tonturas e desorientação, fadiga crónica, dores musculares e até mesmo dor de garganta.

A utilização de produtos naturais e orgânicos na limpeza doméstica pode reduzir as alergias e doenças causadas pelos produtos químicos habituais.

A este respeito, deve reunir informações sobre alternativas naturais e ecológicos que resolvem a limpeza de casa, minimizando os riscos.

Existem soluções naturais? Deixamos-lhe algumas abaixo:

LIMÃO

É, por excelência, um dos melhores substitutos para desinfetantes domésticos. Usado para limpar todos os tipos de elementos metálicos, tais como panelas ou terrinas, para higienizar tábua de cortar, caixas de plástico, micro-ondas e muito mais. Também ajuda a remover o calcário, dá brilho aos espelhos, cobre e latão; e, misturado com sal, pode ajudar a remover as manchas de vinho. E não se esqueça uma de suas propriedades mais valiosas: o odor aromático.

VINAGRE

O vinagre branco tem um grande poder de limpeza e é muito versátil. Permite eliminar marcas desagradáveis ​​em madeira, limpa as manchas escuras na superfície da placa. Pode ainda tornar-se seu aliado na limpeza do forno e tapetes.

BICARBONATO DE SÓDIO

Como o vinagre, é conhecido pela sua desinfecção e como neutralizador de maus odores. Juntos, esses produtos são os melhores desentupidores de tubagens. Além disso, o bicarbonato de sódio pode atuar como um amaciador de tecidos, e como pó de limpeza natural para brinquedos. Também é ideal para limpar tapetes, conservar alimentos, limpar pratos, prata e limpar joias.

Tem um grande poder de remoção para as manchas mais difíceis!

SAL

O sal previne vestuário de cor indesejada durante a lavagem. Ele também pode ajudar a remover manchas de manchas de óleo ou vinho. Além disso, uma mistura de sumo de limão, sal e bicarbonato de sódio em partes iguais, é a melhor solução natural para deixar o forno impecável.

AZEITE

Surpreendentemente, o azeite também pode ajudar muito na limpeza de sua casa. Serve como um substituto a produtos de tratamento de mobiliário, couro e superfícies laminadas. Basta aplicar algumas gotas num pano de algodão.

Além destas dicas, lembre-se que em Interdomicilio trabalhar com produtos de limpeza ecológicos. Respeitamos as certificações mais exigentes da União Europeia, que permitem manter total segurança para o utilizador e para o ambiente, uma vez que não contêm componentes tóxicos ou nocivos.

No Comments

Post A Comment

fifteen − 11 =