Limpar vidros manchados de forma eficaz

Limpar vidros manchados de forma eficaz

Tem crianças em casa e os espelhos aparecem sempre tocados e manchados? Ou será que tem animais e os vidros da varanda ou do terraço estão sempre marcados pelos patudos? Vive em andares mais altos e tem as janelas sempre com pó ou manchas de chuva? Tem sempre as janelas da cozinha cheias de gorduras? Em qualquer um dos casos, vai precisar limpar tudo com mais frequência para conseguir ter vidros sem marcas difíceis de sair.

Sim, o segredo para conseguir janelas e espelhos impecavelmente limpos está em seguir uma rotina de limpeza e, claro, as nossas sugestões. Escolha as ferramentas e os produtos certos, nas quantidades corretas, e coloque os braços para trabalharem sem medos. Parece chato e uma tarefa sem fim? Pode até ser, mas não é por isso que vai excluir os vidros e espelhos da rotina habitual de limpeza da casa.

Siga, então, as nossas 6 dicas para saber como limpar vidros manchados do que quer que seja.

  1. JANELAS E PORTAS DE VIDRO LIMPAS E SEM MANCHAS

Se as suas janelas, depois de limpas, ficam sempre manchadas, talvez o erro esteja na escolha dos materiais e dos produtos que usa. Basicamente, para limpar vidros e espelhos sem deixar sombra de manchas, vai precisar de um limpa-vidros à escolha e uma esponja/ou t-shirt antiga/ou folhas de jornal – os jornais são mesmo excelentes para limpar vidros e espelhos. Pode apostar.

Dica extra: o papel de cozinha é, também, excelente para dar um brilho final aos vidros.

Se dá valor à questão ecológica e quer passar longe dos produtos químicos para a limpeza dos vidros, temos a solução: um limpa-vidros eficiente e totalmente caseiro, feito com materiais naturais e amigos do ambiente.

Como fazer o seu limpa-vidros caseiro

Vai precisar de:

  • 3 litros de água
  • duas colheres de chá de vinagre ou a mesma quantidade de sumo de limão

Misture tudo e coloque num borrifador. Depois, é só usar o jornal ou a t-shirt antiga e voilà… Está pronta e impecável a limpeza. Vidros e espelhos sem manchas!

Dica extra: se acha que tem feito tudo bem, mas as manchas teimam em voltar aos vidros e espelhos num instante, talvez esteja a esquecer de limpar o que está à volta – maçanetas, molduras, portas e estruturas das janelas devem sem bem limpas antes de dar início à limpeza dos vidros e espelhos.

  1. TENHA AS JANELAS DA COZINHA SEMPRE LIMPAS

Que tal investir num bom limpa-vidros especialmente formulado para aqueles ambientes que teimam em acumular gordura? Este tipo de produto é perfeito para as cozinhas.

Para ter as janelas da cozinha livres de manchas ou de gordura, sem ter de recorrer a produtos químicos, temos 3 truques caseiros muito simples de colocar em prática.

  1. Misture 300ml de álcool 70° com 300ml de água (filtrada) e mais uma colher (de sopa) de vinagre branco. Aplique com um borrifador sobre o vidro manchado e limpe com folhas de jornal ou um pano macio.
  2. Para manchas difíceis de combater, mergulhe uma esponja de toque macio em vinagre branco. Esfregue bem na mancha e, de seguida, limpe tudo com água e um detergente neutro.
  3. Para dizer adeus às manchas de gordura, use detergente neutro e água quente. Basta aplicar este truque nas janelas da cozinha e terá vidros limpinhos.
  1. JANELA DO QUARTO: VISTA BONITA TODAS AS MANHÃS

Para saber como limpar vidros manchados e ter sempre uma bela vista ao acordar, use e abuse dos truques que listamos acima.

E lembre-se: quando o assunto é limpar janelas não precisa colocar a vida – a sua e a de terceiros – em risco. A verdade é que a limpeza dos vidros fica sempre mais fácil quando as janelas estão num rés-do-chão, para que a limpeza seja feita dentro e fora de casa. Em apartamentos, devido à altura, fique pela limpeza interior.

Para isso, o ideal é que as janelas tenham a altura “padrão”, permitindo que chegue a todos os cantos (no interior) com uma simples esponja embebida em detergente e água. Para tratar das manchas exteriores, em janelas de andares altos, o melhor mesmo será contratar ajuda especializada.

  1. ESCADAS EM VIDRO? O SEGREDO ESTÁ NA ROTINA

Se tem em casa uma escada com proteção em vidro, sabe bem que, além de linda, ela exige uma rotina de limpeza regular. Para evitar as manchas mais difíceis, o melhor será apostar na sua limpeza diária. Escolha a solução adequada, seja do mercado ou caseira, e limpe a área todos os dias. Isso vai evitar que tenha um trabalho árduo mais tarde.

  1. MESA DE VIDRO E OUTROS MÓVEIS EM VIDRO: EVITE AS MANCHAS E DÊ BRILHO

Adoramos mesas com tampo em vidro – certo? No entanto, bem sabemos que todos os dias há manchas que vão lá parar – de comida, de dedos, etc.

O grande segredo para evitá-las: faça a limpeza diariamente e divida por etapas. Comece pela parte de cima e continue pela de baixo; de um lado e de outro da mesa ou do móvel em vidro. Use as folhas de jornal ou uma t-shirt antiga sempre no mesmo sentido.

  1. VIDROS DA CASA DE BANHO: COMO LIMPAR?

Sabia que não deve usar o limpa-vidros para limpar os vidros/espelhos da casa de banho.O ideal é, de facto, lavá-los bem com água e detergente neutro, e depois secá-los com um pano que não solte pelo e seja macio.

Agora que já sabe como limpar vidros manchados, em qualquer parte da casa, coloque em prática os nossos truques e surpreenda-se com vidros a brilhar todos os dias.

Fonte: Ekonomista

No Comments

Post A Comment

14 + fifteen =