Cuidados e dicas para problemas de sono em idosos

Cuidados e dicas para problemas de sono em idosos

Os problemas ligados ao sono são muito frequentes em idades adultas. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofre de perturbações ligadas ao sono que leva a que seja um fator preocupante na sociedade. Qualquer pessoa, seja com idade avançada ou não, se não possuir um bom descanso, terá complicações elevadas no seu estado de saúde.

Se pensarmos bem, desde bebés até à idade avançada sofremos grandes alterações nas horas que dormimos. Um bebé pode chegar a dormir 14 horas por dia, um adulto 8 a 10 horas e uma pessoa com idade avançada 5 a 7 horas.

Por isso, é necessário serem tomados alguns cuidados de forma a prevenir os problemas ligados ao sono.

 

Insónias

As insónias são muito frequentes especialmente em idades avançadas. Esse problema resulta na dificuldade de iniciar o sono ou mante-lo por períodos alargados de tempo.

As consequências estão ligadas às depressões, aumento de riscos cardíacos e reflexo grave na qualidade de vida.

 

Apneia do sono

A apneia do sono é outro problema ligado ao sono pois caracteriza-se por uma considerável perturbação do volume respiratório do sono ou até mesmo falta de ar.

Os sintomas poderão estar ligados ao facto de ressonar, tensão arterial elevada, sonolência diária excessiva ou dores de cabeça fortes matinais.

 

Cuidados e dicas:

Atividades físicas.

Atividade física é sempre uma boa forma de prevenir problemas ligados ao sono, seja em que idade for. Estas praticas estimulam os músculos, aumentam a flexibilidade e aliviam a tensão.

No caso do idoso possuir uma cadeira de rodas porque possui mobilidade reduzida, existem exercícios que estimulam o idoso a combater essas dificuldades e que por ventura também lhe aliviaram a tensão.

 

Atividades diárias

Em modo de passar para este ponto, e pegando no exemplo dos idosos que tem dificuldades na mobilidade, é deveras importante o estimulo visual com meio ambiente e com atividades diárias diferentes do habitual.

Se nós pensarmos bem, se ficarmos muito tempo parados no mesmo sitio, ou se ficarmos em casa fechados o dia todo, a noite é muito difícil dormimos bem, principalmente nos horários regrados. É o que acontece infelizmente com maior parte da população idosa. Aconselhamos que leia este artigo como praticas para sanidade mental:

 

Evitar comidas pesadas à noite.

Para além do nosso metabolismo funcionar de uma forma mais lenta quando estamos a dormir, é extremamente prejudicial comer com grande quantidade à noite.

Esses “abusos” vão levar ao mau estar da pessoa que por consequência irá afetar o sono.

 

Posição de dormir.

Existem varias posições na hora de dormir, porém a mais aconselhada para os idosos na hora do sono, é a de lado. As camas articuladas são ótimas para o conforto das pessoas idosas pois permitem uma serie de funcionalidades e posicionamentos que resultam de melhor circulação sanguínea e tensão.

Fonte: Reviver

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