Conselhos para cuidados de higiene a um idoso em casa

Conselhos para cuidados de higiene a um idoso em casa

Conselhos para cuidados de higiene a um idoso em casa

A higiene é uma necessidade básica do nosso dia-a-dia. Há momentos em que as pessoas, seja por dependência ou idade, precisam de ajuda para se cuidar diariamente.
Embora a nossa higiene seja algo simples, não devemos pensar que ajudar outras pessoas nessa tarefa seja assim tão simples. É importante conhecer algumas orientações e dicas para o fazer bem.
Em primeiro lugar, é importante fazer uma limpeza básica diária (escovar os dentes e lavar o rosto, entre outros…). O banho pode ser dia sim, dia não, embora, se possível, seja preferível fazê-lo diariamente.

Como se deve dar banho em um idoso dependente?
É fundamental fazer uma higiene completa, lavando todas as áreas.
O cabelo não precisa ser lavado todos os dias. Pode ser feito uma ou duas vezes por semana. Deve-se usar um shampô suave e delicado e certificar-se de que fazemos uma lavagem completa e profunda.
Na higiene corporal, é aconselhável o uso de sabonete neutro, sem perfume.
É imprescindível secar completamente todo o corpo. Devemos fazê-lo com cuidado e delicadeza, evitando deixá-lo húmido, pois pode gerar fungos ou dermatites.
É conveniente hidratar todo o corpo com um bom creme. É importante estar atento ao fazê-lo, caso possam aparecer manchas, feridas ou erosões.
Se é homem e precisa fazer a barba, pode fazer-se diariamente ou semanalmente, mas é aconselhável não apressar a tarefa. Por fim, deve-se hidratar bem.
Para o nariz, podemos usar soro fisiológico, para evitar acumulação de mucosa.
As orelhas devem ser lavadas com água e sabão e passadas com cotonetes, evitando colocar água no ouvido. Se usa aparelho auditivo, é necessário limpá-lo e desumidifica-lo todos os dias.
É importante cuidar dos pés, com limpeza semanal das unhas e tratamento de eventuais calosidasdes.
Quando coloca perfumes ou colónias, o melhor é aplicá-los na roupa e não na pele, pois podem secar a pele.

Dicas para a cama e chuveiro
Se a pessoa tem alto grau de dependência, devemos fazer a higiene na cama. É importante fazê-lo por áreas e recomenda-se seguir esta ordem: pescoço, tronco, braços, axilas, pernas, costas, pés, genitais e região perianal. Depois, deve-se secar rapidamente para evitar que esfrie.
Na pessoa com menos dependência, a higiene deverá ser feita no chuveiro. Devemos ajudar, para que a pessoa não tropece nem caia. É importante ter poltronas ou puxadores no chuveiro, preparar com antecedência tudo o que for necessário e ter atenção para que não haja áreas ou produtos escorregadios. Além disso, a água que utilizamos deve ser morna e não devemos prolongar a duração do banho (não mais de 15 minutos), pois a pele fica desidratada e pode causar queda da pressão arterial.

Como podemos te ajudar?
Na Interdomicilio somos especialistas no cuidado a idosos dependentes. Há mais de dez anos que fazemos apoio assistencial e que contribuímos para o bem-estar das pessoas.
Temos profissionais treinados para a higiene adequada de pessoas dependentes. Por isso, caso necessite de ajuda na limpeza diária, não hesite em nos contactar, iremos disponibilizar-lhe toda a informação e um orçamento.

No Comments

Post A Comment

twenty − 15 =