Como polir uma bancada de granito

Como polir uma bancada de granito

O granito é uma das pedras mais usadas em bancadas de cozinha, casa de banho ou qualquer outro tipo, por ser um material super resistente e extremamente duradouro. No entanto, com o tempo, o granito pode começar a ganhar uma aparência baça e envelhecida. Mas polir granito manualmente para recuperar o seu brilho é mais fácil do que possa imaginar! Precisa apenas de três ingredientes simples, que costumamos ter em casa, e de um pano de microfibra. Veja este tutorial passo a passo, aprenda como polir granito e devolva beleza à sua cozinha!

 

Passo 1: Reúna os materiais

Para começar o polimento do granito da sua bancada precisa de limpar muito bem a pedra com sabão ou detergente neutro e água quente. Assim, comece por aquecer água suficiente para limpar a totalidade da superfície da pedra e arranje três panos de microfibra, porque vai precisar deles para levar a cabo a totalidade do processo de limpeza.

 

Passo 2: Faça a mistura para limpar granito

Misture algumas gotas de detergente neutro à água quente e agite para formar espuma. Depois humedeça um pano de microfibra e esfregue a superfície de granito com movimentos circulares para limpar manchas e salpicos. A superfície da pedra deve estar o mais limpa possível antes de iniciar o polimento.

 

Passo 3: Seque a superfície da pedra

Depois de limpar bem toda a superfície da pedra use outro pano de microfibra para a secar e para remover todos os resíduos de detergente. Pode precisar de trocar o pano de secagem a meio do processo, se o primeiro ficar demasiado molhado. Limpe sempre com o pano de microfibra em movimentos circulares.

 

Passo 4: Prepare a mistura de polimento

Para polir o granito vai precisar de fazer uma pasta de polimento.

Misture ¼ de água com ¾ de bicarbonato de soda, em volume. A quantidade de pasta necessária depende do tamanho da sua bancada de granito.

Misture a água quente e o bicarbonato de sódio numa tigela até obter uma pasta homogénea e sem grumos.

 

Passo 5: Como polir granito

Espalhe a pasta de polimento sobre a pedra da bancada com uma colher. Será mais fácil polir depois de distribuir colheradas de pasta por toda a pedra.

 

Passo 6: Faça o polimento

Com outro pano de microfibra limpo, esfregue a pasta sobre a superfície da pedra em movimentos circulares para fazer o polimento. Não esfregue com muita força – os movimentos devem ser uniformes e suaves para não riscarem a pedra.

Assegure-se de que faz o polimento em toda a superfície da pedra, incluindo cantos e arestas.

 

Passo 7: Remova a pasta de bicarbonato de sódio

Remova a pasta de bicarbonato de sódio da superfície de granito com um pano de microfibra humedecido com água. Enxagúe várias vezes o pano durante o processo para remover os restos da pasta. Faça uma limpeza completa e rigorosa até que não reste qualquer resíduo de pasta para que a pedra não fique manchada.

 

Passo 8: A bancada de granito está polida

Seque bem a superfície da pedra e está pronto. Esta foto mostra o resultado final do polimento do granito com este método!

Fonte: Interdomicilio com Homify

No Comments

Post A Comment

seventeen + 19 =