Como manter a casa fresca no verão

Como manter a casa fresca no verão

No verão, é natural que a maioria das casas se torne muito quente, devido a fatores como a exposição solar, a localização e a construção. Se esse é o caso do seu lar, há algumas dicas que lhe deixamos, para que consiga uma casa mais fresca no verão:

Feche as janelas durante o dia

Nas horas de maior calor, evite o contato direto do sol com o interior da casa. Para isso, feche todas as janelas e persianas, mantendo-as apenas abertas durante a manhã e ao fim do dia, após o calor, já que nessas alturas o sol não é tão forte e as janelas ajudam a que o ar circule no interior da casa.

Circulação de ar

Apesar de ser um truque mais antigo, os resultados falam por si. No seguimento do ponto anterior, quando ao fim do dia abrir as janelas, procure alguns pontos mais estratégicos para que o ar possa circular dentro de casa e refrescar. Uma boa forma de o fazer é abrindo janelas de lados opostos da casa, para que o ar flua entre elas.

Evite fontes de calor

Particularmente, nos dias mais quentes, não ligue o forno. Este equipamento trabalha com altas temperaturas, que fazem com que a sua casa também aqueça. Equipamentos electrónicos como o computador e a televisão também aquecem ao ser utilizados e irradiam calor.

Mais plantas

As plantas de interiores podem ser grandes aliadas na hora de refrescar a casa, já que ajudam a humedecer o ar. Escolha plantas que se adaptam bem a interiores, como suculentas ou palmeiras-leque, e coloque-as em pontos estratégicos para uma casa mais fresca.

Cores claras

As cores claras, como  branco, não retêem tanto a luz e o calor, ao contrário do que acontece com os tons escuros. Por isso, no verão, os tons claros devem reinar. Use-os na decoração, nas paredes interiores e exteriores e até mesmo na sua roupa!

Adaptado de Dicas Casa

No Comments

Post A Comment

3 × five =