BENEFÍCIOS DOS CÃES PARA OS IDOSOS

BENEFÍCIOS DOS CÃES PARA OS IDOSOS

BENEFÍCIOS DOS CÃES PARA OS IDOSOS

São vários os estudos que demonstram que ter um cão como animal de estimação é muito benéfico em todas as idades especialmente nos mais velhos, pois traz-lhes benefícios físicos e mentais.

Uma pessoa que se encontre na terceira idade tem necessidades diárias que um cão pode ajudar a colmatar, como por exemplo os passeios que o cão necessita obrigam o idoso a praticar atividade física.

Com um cão as pessoas idosas são obrigadas a sair à rua pelo menos 3 vezes ao dia, que é o recomendado para passear os nossos amigos de 4 patas.

Contar com a companhia de um cão promove um aumento da atividade física, o que é um fator muito positivo para os idosos. Além de que os nossos amigos de quatro patas vão tornar o dia a dia dos mais velhos mais alegre, pois são animais muito carinhosos e brincalhões.

Também os irão ajudar a socializar devido ao aumento dos passeios irão sair mais vezes à rua e consequentemente irão relacionar-se com outras pessoas, nos parques, nas ruas, nos jardins, enfim nos locais onde passeiam os cães próximo das suas residências.

Na Interdomicilio temos plena consciência das dificuldades que o aumento da idade vai trazer à pessoa. Somos especialistas em cuidado assistenciais a idosos e graças à nossa experiência neste setor valorizamos que os nossos idosos se encontrem acompanhados, cómodos, mantenham uma rotina, socializem e realizem exercício físico de forma continuada. Desta forma, pretendemos que se sintam úteis, independentes e felizes.

O que devemos avaliar para que os nossos idosos possam contar com a companhia de um cão?

Abaixo identificamos as características essenciais que um sénior deve ter em consideração na hora de escolher o seu “melhor amigo”.

– Cães de pequenos e médio porte;
– Sem grandes necessidades de limpeza e cuidados.
– Tranquilos e sociáveis;
– Exijam atividade moderada.

Considerando as características supramencionadas podemos agora avaliar em termos de raça as mais adequadas.

Quais as raças de cães que possuem as características mais adequadas para os idosos?
Conforme comentado anteriormente, o melhor é que os novos companheiros dos idosos sejam de tamanho pequeno ou médio e que não obriguem a uma atividade muito exigente, contudo o carácter do animal também é algo a considerar.

O Bichon Maltés, é um cão pequeno de pelo encaracolado branco. O seu caráter é alegre, jovial e animado. Aliás esta raça adapta-se perfeitamente à personalidade de qualquer pessoa.

Os Boston Terrier e os Bulldog Franceses são ideais para domicílios com pouco espaço, pois tal como os anteriores têm um caráter amável e jovial. Não necessitam de longos passeios e adaptam-se facilmente às rotinas dos donos.

Se procuramos um companheiro mais ativo e brincalhão, uma opção é o Pug ou Carlino.

Os Cockers também são uma excelente companhia familiar. Não gostam de estar sozinhos, e criam um vínculo muito estreito com apenas uma pessoa da família.

Se falarmos de raças protetoras da família: os Schnauzer miniatura são conhecidos pela sua personalidade alerta e amistosa. Também são inteligentes e leais com os seus donos. São excelentes como companheiros e protetores da casa.

E são estes os benefícios de contar com um companheiro de quatro patas para ajudar a manter um estilo de vida mais ativo. Se necessitar de mais informação ou de alguma ajuda suplementar, não hesite em contactar-nos.

No Comments

Post A Comment

eighteen − 1 =