Todos os dias, os nossos colaboradores estão comprometidos em fazer o seu trabalho, próximo de si, da sua casa e da sua família. Cuidar do bem-estar e da segurança dos nossos Clientes/ Utentes, assim como dos nossos colaboradores é uma prioridade e uma missão diária.
Por isso, e embora, já tenha recebido certamente diferentes recomendações para evitar a propagação da situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19, por parte da Interdomicilio queremos partilhar medidas preventivas recomendadas pela DGS e implementadas no nosso Plano de Contingência procurando garantir a segurança de colaboradores, clientes, utentes e parceiros.
Enquanto entidade pertencente à Rede de Respostas Sociais enquadrada pelo Instituto de Segurança Social e assumindo um papel ativo enquanto agente de saúde pública, a Interdomicilio desmultiplicou junto de cada colaborador, de forma direta e personalizada, as recomendações e boas praticas a adotar em contexto laboral de apoio domiciliário. Em situação de paralisação ou isolamento profilático, providenciaremos a substituição o mais rápido possível, para garantir a continuidade do serviço. Manter a vigilância e o acompanhamento de proximidade, bem como a higiene e desinfestação do domicilio em momentos como este é de primordial importância.
O que pode fazer para cuidar de si e dos outros?
Enquanto agentes de saúde pública, cada um de nós tem obrigação cívica, na medida do possível, e com gestos simples e diários, de proteger sua própria saúde e a dos que o rodeiam. Como tal, deverá:
Promover a lavagem das mãos frequentemente com água e sabão, ou solução à base de álcool.
Promover medidas de etiqueta respiratória – ao espirrar ou tossir devem tapar o nariz e a boca com o braço ou com um lenço de papel que deverá ser colocado imediatamente no lixo e utilizar máscara apenas em casos sintomáticos.
Evitar o contato físico, incluindo saudações com beijos ou “aperto de mão”.
O que pode fazer em caso de suspeita de contágio do próprio ou familiar?
Se esteve recentemente numa zona de risco, em contacto com suspeito ou doente e/ou identifica sintomas de infeção respiratória (tosse, febre ou dificuldade em respirar) deve ligar para o SNS24 – 808 24 24 24 e seguir as respetivas recomendações.
Encontrando-se algum dos seus membros do agregado familiar a cumprir isolamento profilático em quarentena, com sintomatologia ou tendo contraído a doença Covis 19, agradecemos que contacte o seu Centro Interdomicilio através do telefone 21 75715 60 ou do email info@interdomicilio.pt , com o objetivo de poderemos tomar as medidas necessárias a preservar a saúde dos nossos funcionários.
Para obter mais informações, visitar o microsite COVID – 19 na página da internet da Direção-Geral de Saúde.