15 dicas de limpeza para facilitar o seu dia-a-dia

15 dicas de limpeza para facilitar o seu dia-a-dia

Todos gostamos de ter a casa arrumada, mas sem gastar muito tempo, nem dinheiro. Uma equação que pode parecer impossível, mas que, vai ver, não o é.

O portal E-konomista reuniu 13 valiosas dicas de limpeza doméstica que lhe vão ser muito úteis na hora de arrumar a casa e resolver aqueles pequenos problemas domésticos que todos temos de vez em quando.

Tenha sempre a casa limpa e arrumada com os truques que lhe deixamos.

  1. Limpe os talheres com papel

Se os talheres estão muito engordurados, passe um pedaço de papel por eles, antes de os lavar. Verá como o resultado final é bem melhor, com zero gordura.

  1. Diminua o volume do lixo

Antes de colocar no lixo, amasse sempre embalagens volumosas como o pacote do leite, as garrafas de plástico, os frascos de detergentes. Assim, conseguirá rentabilizar o espaço do seu caixote do lixo.

  1. Tenha cuidado com os líquidos que põe no lixo

Restos de comida com molho, por exemplo, devem ser colocados dentro de uma ou duas sacas e, só depois, deitadas no caixote do lixo. Isso evita que o líquido verta para fora da saca, prevenindo os maus odores.

  1. Limpe o liquidificador de forma prática

Lave o seu liquidificador, logo após tê-lo utilizado, para evitar que a sujidade agarre. Para tal, coloque no interior detergente, água e ligue o aparelho. Depois, basta passar uma esponja, enxaguar e secar e está pronto a ser utilizado novamente.

  1. Pré-lave a louça suja

Passe por água toda a loiça que colocar na pia, retirando os restos que nela possam existir. Isso é fundamental, sobretudo se estiver calor e não for lavar de imediato. Assim, evita que a sujidade agarre e demore horas até conseguir retirar os restos de toda a loiça.

Caso só pretenda lavar a loiça no dia seguinte, por exemplo, então organize-a bem dentro da pia, deixando fora aquilo que não tiver tanta gordura, para proteger. Deixe os objetos de molho em água e detergente, para a sujidade ir amolecedo e não deitar cheiro.

  1. Use lixívia em objetos encardidos

Basta deixar um resto de café em chávenas brancas, para estas ficarem encardidas. Nesse caso, deixe-as de molho por uns minutos em lixívia. Ficará branco e o bom é que pode aplicar esta solução em todos os utensílios brancos.

  1. Mantenha a arrumação

Uma das melhores formas de fazer uma limpeza geral da casa rápida é ir mantendo a sua casa organizada, não deixando nada fora do sítio ou ir arrumando diariamente. Assim, a casa terá sempre o aspeto de que está organizada e, no dia de fazer a limpeza, não perde tempo a pôr tudo no lugar.

  1. Desentupa o cano da pia

De vez em quando, coloque sal com água quente na pia, pois isso ajuda a desobstruir alguma gordura ou sujidade que se esteja a acumular na canalização, evitando entupimentos e problemas maiores.

  1. Lustre os móveis

De 6 em 6 meses, sensivelmente, não se esqueça de polir os móveis, pois além de os tornar mais bonitos e brilhantes, isso faz com que o pó não agarre e torna mais simples a sua limpeza, bastando passar um espanador ou pano do pó seco.

  1. Lave as panelas com papel de alumínio

Se tem algo que queimou no tacho ou há alguma sujidade mais difícil de remover, coloque água no recipiente e limpe com papel de alumínio. Deixe de molho e verá que, passados alguns minutos, a sujidade vai libertar-se, à medida que passa a esponja.

  1. Organize a roupa/louça que vai arrumar

Se tem muita loiça para arrumar e uma cozinha grande com muitos armários, o ideal é organizar a loiça, agrupando os objetos em função do móvel onde os vai guardar. Assim, evita andar de um lado para o outro da cozinha e perder tempo. Siga a mesma dica na hora de arrumar a roupa passada a ferro

  1. Desentupa a sanita

Em caso de emergência, coloque um saco entre a tampa e o assento da sanita, feche, sente sobre a tampa e faça uma descarga. Esta pode ser uma solução rápida e eficaz para pequenos entupimentos.

Fonte: Interdomicilio com E-konomista

No Comments

Post A Comment

four × 5 =