Como prevenir a osteoporose

Como prevenir a osteoporose

O provérbio “Mais vale prevenir do que remediar” aplica-se perfeitamente à Osteoporose, uma vez que poderá fazer algo para a evitar em todas as fases da sua vida. A ingestão suficiente de cálcio e de vitamina D, bem como a prática de exercício físico, assumem uma importância vital para a saúde dos seus ossos em todas as etapas da nossa vida.

Zele por uma alimentação saudável, rica em cálcio 
As crianças necessitam de cerca de 600 a 800 mg de cálcio por dia. No caso dos adolescentes, a quantidade varia entre 900 e 1200 mg. Nos adultos, a quantidade de cálcio recomendada situa-se entre os 800 e 1000 mg por dia. Os produtos ricos em cálcio são os produtos lácteos (magros) como o leite, o iogurte e o queijo; os legumes verdes, os cereais e o pão completo. Existem, presentemente, inúmeros produtos enriquecidos com cálcio. Deve-se evitar bebidas carbogaseificadas e regimes alimentares com poucas proteínas, pois é necessário algum teor em proteína para assegurar a produção de colagéneo no osso.
Pratique suficiente exercício físico 
Também neste caso, comece o mais cedo possível e não espere pelos cinquenta. Todas as formas de exercício físico que solicitam as pernas contribuem para a solidez dos ossos. A marcha ou jogging são perfeitos. A natação tem uma acção relaxante e melhora o desempenho muscular, mas não estimula o metabolismo ósseo.
Passe regularmente algum tempo no exterior, ao sol 
Os raios solares asseguram a síntese da vitamina D no organismo. Esta vitamina é indispensável para uma boa absorção do cálcio nos intestinos (a exposição ao sol deve ser moderada para evitar lesões cutâneas).
Consuma álcool com moderação e deixe de fumar 
O excesso de álcool e nicotina exerce uma influência negativa sobre o osso.
Evite as quedas 
É habitualmente depois de uma queda que ocorrem as fracturas, nomeadamente do punho e da anca. Assim, siga alguns conselhos:
Evite locais mal iluminados e pavimentos molhados ou derrapantes;

  • Prefira calçado com revestimento em borracha, anti-derrapante
  • Retire os tapetes ou faça-os aderir ao chão com material próprio
  • Não se levante da cama durante a noite sem recorrer a iluminação
  • Discuta com o seu médico sobre medicação que possa perturbar o seu equilíbrio
  • Em caso de haver insuficiência, tente melhorar a sua visão e audição.

Fonte: Instituto Português de Reumatologia

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