Covid-19: como proceder quando precisa de um médico

Covid-19: como proceder quando precisa de um médico

Agora, mais do que nunca, o contacto telefónico com o centro de saúde é muito importante. Com as limitações de circulação decorrentes da pandemia que nos está a atingir, os médicos de família podem atender telefonemas e responder a dúvidas dos seus doentes.

O SNS24 é o contacto ideal para os casos suspeitos de COVID-19 porque encaminha os doentes para o local mais adequado. Este é o contacto mais importante e organizado.

Os centros de saúde estão preparadas para ajudar os seus doentes e usar o telefone é o meio mais correto para contactar com o médico de família nestes dias difíceis.

Os utentes devem contactar os CSP diretamente ou apenas através do SNS24?

Os utentes sem suspeita de COVID-19 devem contactar o seu centro de saúde preferencialmente por telefone ou por email. Apenas se devem deslocar quando for absolutamente necessário ou indicação do médico ou enfermeiro após contacto telefónico.

Os utentes com suspeita de COVID-19 devem contactar a linha SNS24.

No caso de contactarem diretamente, onde podem obter os contactos? Há algum diretório?

Os utentes habituais sabem o número de telefone da sua unidade de saúde mas é fácil ver o número de cada unidade de saúde na internet ou ligar para o 118.

No caso de estrangeiros e pessoas sem médico de família atribuído, quem devem contactar e como?

As pessoas sem médico de família atribuído estão inscritas numa unidade de saúde ou num centro de saúde e deverão igualmente contactar por telefone, apesar de não terem uma equipa de saúde fixa atribuída.

Os cidadãos estrangeiros ou nacionais que não estão inscritos num centro de saúde deverão contactar o SNS24 mesmo que não seja por suspeita de COVID-19. A linha SNS24 é dedicada a todos os esclarecimentos e encaminhamentos de saúde.

No Comments

Post A Comment

four + 5 =