Conselhos para uma cozinha limpa

Conselhos para uma cozinha limpa

Conselhos para uma cozinha limpa

Limpar a cozinha é uma das tarefas domésticas de que ninguém se livra. Devido ao uso diário, requer uma limpeza básica contínua e uma limpeza semanal mais consistente.

Por se tratar de uma zona muito utilizada e onde cozinhamos, é inevitável que se suje e que, com o passar do tempo, se acumulem gorduras e pó nos diferentes locais. Por este motivo, é muito comum e aconselhável efetuar periodicamente limpezas profundas em toda a cozinha (móveis por dentro e por fora, vitrocerâmicas, azulejos, interior do frigorífico, etc.).

Como podemos diminuir a quantidade e a velocidade com que a sujidade se acumula na nossa cozinha?

Limpe frequentemente os aparelhos que mais usa. É muito comum esquecer de limpar com frequência aparelhos como micro-ondas, forno, frigorífico, etc. E, quando nos preparamos para fazer essa tarefa, tem tanta sujidade incrustada que o trabalho é maus hárduo. Tente fazer uma limpeza recorrente desses dispositivos.

É muito importante que, quando utilizarmos utensílios como a peneira, a tábua de cortar, ou o descascador, façamos uma limpeza cuidadosa, pois podem ficar restos de comida que, com o tempo, se transformam em germes.

Limpe a bancada diariamente. Às vezes pode parecer limpo, mas não podemos esquecer que apoiamos todos os alimentos e materiais que utilizamos no momento de cozinhar. Portanto, é imprescindível fazer uma limpeza diária para eliminar todos os germes que nela se acumulam e evitar que os alimentos entrem em contato com eles.

Não use os mesmos panos de limpeza para tudo. É imprescindível o uso de um pano para cada tarefa. Acumulam-se neles um grande número de germes e não faz sentido passá-los de uma área para outra, porque não se troca o pano a cada uso.

Limpe a placa de vitrocerâmica após cada utilização. Deve limpá-lo com água fria e após cada utilização. Desta forma, evitará incrustações de alimentos.

Não se esqueça do exaustor. É importante mantê-lo limpo para que possa extrair os vapores de maneira adequada. Tente fazer uma limpeza rápida semanalmente. Retire a gordura exterior com um pano e detergente desengordurante e limpe também as grelhas na máquina de lavar loiça.

Precisa de ajuda para limpar a cozinha?

Na Interdomicilio podemos ajudá-lo com os nossos serviços de limpeza periódica ou pontual. Podemos fazer uma manutenção semanal da limpeza da sua cozinha ou se preferir podemos fazer uma limpeza profunda na hora certa. Somos qualidade de vida!

No Comments

Post A Comment

fourteen + ten =