Como receber uma encomenda em segurança

Como receber uma encomenda em segurança

O confinamente trouxe novos hábitos, entre os quais o aumento das compras on-line. Se é esse o seu caso, saiba, passo-a-passo, como proceder quando a entrega é feita.

Quem recebe uma encomenda no domicílio deve evitar pagar com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico e sem contacto direto. Se tiver mesmo que pagar com dinheiro, deve tentar ter a quantia certa e desinfetar as mãos antes e depois de tocar no mesmo.

Estas são algumas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os serviços de entregas ao domicílio, que continuam a ser recomendados e devem ser privilegiados, em detrimento das deslocações a superfícies comerciais.

Depois de receber a encomenda, o cliente deve retirar de imediato a embalagem exterior (saco ou caixa, por exemplo), evitando que contacte com outras superfícies da casa, e colocá-la no lixo. De seguida, deve higienizar as mãos com água e sabão ou com uma solução à base de álcool.

Para prevenir a transmissão do novo coronavírus, o estafeta também tem de ter alguns cuidados, nomeadamente cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental e assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos usados no transporte (como mochilas térmicas) e das superfícies de contacto frequente (volante e chaves, por exemplo), pelo menos entre encomendas. Além disso, deve utilizar máscara e não deve apresentar-se ao serviço se apresentar sintomas sugestivos de COVID-19.

Na entrega, o estafeta tem que lavar ou desinfetar as mãos após o pagamento, descontaminar o terminal de pagamento automático sempre que for utilizado (com toalhitas desinfetantes) e manter a distância recomendada de dois metros entre si e o cliente.

Quando recolhe o produto no posto, o profissional deve ter os mesmo cuidados, nomeadamente garantir o distanciamento das outras pessoas e lavar as mãos antes de tocar na encomenda.

No Comments

Post A Comment

4 × three =