Como lidar com o stress durante a pandemia?

Como lidar com o stress durante a pandemia?

O isolamento social leva ao surgimento de situações de stress. É normal que possa sentir-se triste, ansioso, confuso, assustado ou zangado.

Partilhamos um conjunto de recomendações fáceis e práticas da Ordem dos Psicólogos:

Falar com pessoas em quem confia pode ajudar. Contacte os seus amigos e familiares.

Se tiver que ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável – uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, exercício físico e contactos sociais, dentro de casa, com as pessoas mais próximas, assim como contactos por email e telefone com outros amigos e familiares.

Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções.

Se se sentir muito angustiado ou perturbado, fale com um profissional de saúde, ligue para o sns24 e siga as recomendações dadas

Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e que não são disponibilizadas por instituições oficiais. Procure consultar fontes de informação fiável em que possa confiar. Opte por informação divulgada por instituições oficiais, tais como: serviço nacional de saúde (sns), direção-geral da saúde (dgs), instituto nacional de emergência médica (inem). Poderá, em caso de dúvida, optar pela linha telefónica do sns24 (808 24 24 24). ”

Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.

Recorra a capacidades e competências que já o/a ajudaram no passado a lidar com situações adversas. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto.

Interdomicilio com Ordem dos Psicólogos

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