Como tirar cera de tecidos

Como tirar cera de tecidos

As velas são uma ótima opção quando queremos criar um clima mais acolhedor, romântico e cheio de magia. Infelizmente, as velas também podem deixar pingos de cera em lugares inesperados… como no seu casaco favorito, num vestido de seda ou num tapete.

Se não sabe como tirar cera de tecidos, estes passos vão ajudá-la.

Deixe a cera secar.
Não tente remover a cera de vela da sua roupa enquanto ela não estiver endurecida por completo, para não a espalhar ainda mais. Deixe a mancha secar ou, se preferir, para acelerar o processo, coloque um cubo de gelo sobre a cera.

Raspe o excesso de cera com uma colher.
Para evitar rasgar o tecido ou puxar algum fio da sua roupa, mantenha a colher rente à superfície do tecido e faça movimentos suaves até a cera começar a sair.
Coloque papel de arroz dos dois lados da mancha.
Caso não tenha papel de arroz em casa, também pode utilizar toalhetes, mas com a devida cautela: este papel pode ficar preso em tecidos macios como a lã.
Ponha uma toalha sobre a roupa e passe com o ferro de engomar.
Para além de proteger a sua roupa com uma toalha, deve também selecionar uma temperatura baixa para o seu ferro, já que o calor excessivo pode encolher e danificar algumas fibras mais delicadas como a seda e a lã.
Repita o passo anterior até que toda cera seja removida.
Deve aplicar apenas uma leve pressão no ferro e movê-lo suavemente sobre a toalha. Com o calor, os resíduos de cera vão começar a derreter e a passar da roupa para o papel.
Lave a peça de acordo com as instruções da etiqueta.
Adicione detergente na dose recomendada e selecione o ciclo de lavagem mais adaptado, caso este tipo de lavagem seja adequado ao tecido a tratar.
Seque a roupa num local arejado.
Para tecidos delicados como seda e lã a melhor opção passa por colocar a peça de roupa a secar numa superfície plana, sobre uma toalha limpa e seca, para que não percam a sua forma original.

No Comments

Post A Comment

five × four =