Como se livrar do cheiro a tinta

Como se livrar do cheiro a tinta

Mudar é algo de positivo, nomeadamente se falarmos em valorizar a nossa casa, ajuda a renovar as energias do ambiente, além de dar aquela sensação boa de uma casa nova. Mas inevitavelmente quando falamos em mudança, temos de pensar em pintar a casa, de modo a remover as manchas que vão ficando por lá ou as marcas do desgaste. Mas quando pintamos toda a casa, esta fica com um cheiro a tinta forte e que o que se suportava na primeira hora, rapidamente torna-se nocivo. As dores de cabeça, a tosse e o próprio cheiro tornam-se desagradáveis, por mais que tenhamos as janelas abertas, o cheiro fica por alguns dias.

O nosso primeiro conselho é que procura tintas que tenham pouco cheiro ou cujo cheiro acabe rápido. Existe no mercado algumas marcas que prometem esse feito. Depois que siga os nossos sete sábios conselhos, que decidimos partilhar convosco, já que estamos numa época do ano, em que muitos aproveitam para pintar a sua casa. Se for o seu caso, então leia até ao fim e escolha a solução mais prática para si, para combater de vez o cheiro da pintura.

O limão

Para camuflar os odores da tinta fresca das nossas paredes, não precisamos de comprar produtos artificiais do mercado, que só causarão pior efeito. Por isso, há que agarrar nos ingredientes e produtos naturais que temos na nossa despensa, como o limão. Este é um perfeito aliado nas mais diversas tarefas domésticas, nomeadamente nas limpezas, e até para atenuar o cheiro da tinta!

O procedimento é fácil, só tem de cortar vários limões e colocá-los numa panela com água a ferver. O calor irá ativar ainda mais o composto adstringente do limão, evaporando o seu aroma nos lugares colocados.

Outro truque é usar o vinagre branco. Basta só colocar vinagre em vários recipientes, nas divisões pintadas, deixando também as janelas abertas. Para um melhor efeito, é preferível trocar o vinagre para melhor atuação.

O café

O cheiro do café é sempre algo que nos deixa com água na boca, é um perfume tão agradável… e já pensou que ele pode camuflar o cheiro a tinta?! É verdade, mais um ingrediente que todos teremos dentro da nossa despensa, mas atenção que as cápsulas não valem. Terá mesmo de ser café em grão ou moído, colocado num recipiente aberto e deixar perfumar o ar… Vai ver que nem se irá lembrar do cheiro da tinta e que ficará com aquela vontade de beber um café!

O carvão

O carvão vegetal é ideal para eliminar o cheiro da tinta, de modo a absorver o odor. Além de ser um produto natural, não danifica nem a divisão, nem tampouco as pessoas que estejam a dormir.

Coloque pelo quarto, pela sala ou por qualquer outro espaço pintado de novo, um pouco de carvão vegetal dentro de um recipiente, e substitua-os de quanto em quanto tempo de modo a obter o efeito desejado. E vai ver que em breve terá uma casa com um cheiro agradável e dirá adeus às enxaquecas.

As velas

Como quarta sugestão, recomendamos o uso das velas, gostamos tanto delas, pelo seu lado decorativo, romântico e delicado, como pela fragrância que vai deixando onde quer que seja queimada. Existem uma diversidade de perfumes no mercado, mas o cheiro a pinho ou a eucalipto, são mais específicos para neutralizar o cheiro da tinta.

Se quiser um efeito mais forte, pode recorrer aos incensos, líquidos ou para queimar. O seu cheiro bastante intenso ajudará com toda a certeza a neutralizar o cheiro tóxico da tinta.

A água

Depois da nossa dica das velas e dos cheirinhos agradáveis, poderá também colocar um balde de água limpa dentro da divisão pintada recentemente e nada mais precisará de fazer para já surtir efeito. Porém, se desejar pode acrescentar dentro do balde de água, gotas de incenso de eucalipto, por exemplo ou vinagre branco.

Como vê, as opções são variadas e há solução para todos, tendo em conta aquilo que temos dentro da nossa despensa.

A cebola

Precisamos de uma cebola agora e não é para fazer uma salada ou um refogado, mas sim para ir ao encontro do nosso SOS cheiro a tinta!! É verdade este alimento absorve e bem os cheiros.

Pode o fazer de duas maneiras:

– a primeira é recortar a cebola ao meio e colocá-la simplesmente na divisão pintada;

– ou colocar a cebola dentro de um recipiente com um pouco de água.

Vai ver que aos poucos o cheiro vai ser absorvido e assim desaparecer. Mas lembre-se que para não ficar um cheiro a cebola, é importante arejar o espaço. O mesmo acontece com o café ou outro produto natural capaz de absorver cheiros.

Os refrigerantes

Sabemos que surpreendemos com as nossas soluções e produtos insólitos e terminamos com mais um, ou melhor com dois…

– os refrigerantes gasosos, vertendo-os simplesmente num recipiente e deixá-los atuar.

– e o leite! Colocando canecas de leite morno em alguns pontos do quarto, poderá dizer adeus ao mau cheiro!

Poderá parecer estranho, mas a verdade é que eficiente. Tem de testar!

É claro, que estas sugestões ajudam, mas nada como garantir um produto de qualidade que não exale odor. O melhor que poderá fazer é criar condições dentro da sua casa, de forma a promover uma secagem rápida da tinta e ventilar os odores da casa.

Agora mãos à obra!

Fonte: Homify

No Comments

Post A Comment

17 + four =